Pensando Sobre Moda: A Moda e suas Modas

domingo, 11 de agosto de 2013

A Moda e suas Modas

A moda, muitas vezes, é "forçada" a seguir uma tendência, isto é, ela não surge apenas de uma espontaneidade de um gosto em comum da população. Crises, guerras, filmes, novelas e até eventos religiosos e casamentos reais determinam o percurso que a moda vai correr, em muitos casos, ficar estagnada.

Um bom exemplo é a I Guerra Mundial, de 1914 a 1918, que "anulou" a década de 1910 da história da moda. Ali, a Belle Époque se estendeu até 1922 no Brasil, e foi podada em 1914, na Europa. Portanto, não se vê nesse período uma liberdade de expressão nas vestimentas. O mundo fica travado e nada avança, exceto a tecnologia. Para entender a História, basta analisar os costumes da época, se são extravagantes, a economia vai de vento em popa, se são minimalistas, uma crise está ocorrendo. O ser humano consegue expor seu sentimento na roupa, não só a personalidade aflora, mas seu poder econômico, sentimento religioso, de patriotismo, etc. Assim ocorreu nos loucos anos 20, período no qual o sentimento de libertação pós guerra alavancou uma modernidade e ousadia, celebrando a vida e a paz mundial.

A II Guerra Mundial, de 1939 a 1945, também ditou a moda, o militarismo se fez presente na década de 40, pois na falta de tecidos no mercado, mulheres reformavam roupas dos maridos combatentes e as usavam, e no sentido de gastar menos pano, tudo ficou mais colado ao corpo, inclusive os ternos masculinos. Além da escassez do mercado, o sentimento de apoio aos militares impulsionou essa moda. 

Outros eventos e fatos também têm seu papel nessa história, podemos dizer que são mais passageiros, pois não duram tanto quanto uma guerra ou crise. Hoje, o Papa também está influenciando nas roupas, vestes mais recatadas, desfiles com peças lembrando uma roupa sacerdotal, acessórios religiosos e cores menos berrantes fazem-se presentes. Pois é, esse tipo de moda é realmente eterno enquanto dura, pois assim que passar esse momento "febril", a moda religiosa vai juntamente embora.

Devido a crise que vivenciamos hoje, também podemos ver a moda minimalista retornando às ruas, todos acionam o modo formiguinha e guardam suas economias. Do que entendemos até aqui, será que vamos estagnar na simplicidade, revelar um novo caimento, ou, a cigarra vai surpreender e cantar no próximo verão?

Vestidos comuns da década de 20, as pernas aparecem pela primeira vez, ousadia para a época

Os anos 40 e sua moda militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook