Pensando Sobre Moda: Moda Nostálgica

domingo, 28 de julho de 2013

Moda Nostálgica

Alguém saberia dizer por que sempre resgatamos roupas do passado para serem usadas como peças-chave da moda atual? 

Quem lembra de como as calças boca-de-sino e as plataformas, diretamente dos anos 70, fizeram sucesso nos anos 90? Hoje, os anos 80 estão marcando presença, com peças que sofreram releituras para não ficar com um ar decadente. Aos poucos, os anos 90, que, como mencionado, já se beneficiaram dos anos 70, também vão fazendo sentido em nosso guarda-roupa.

Talvez, isso tudo tenha uma influência da Psicologia de Freud, como um amor mal resolvido do passado, que vem reatando os laços para que, enfim, fiquemos quites. Podemos dizer que temos um eterno sentimento de nostalgia, que nos faz remoer esse passado até que, enfim, ele venha à tona e seja sublimado na "paixão" pelas roupas da época, como uma forma que o ser humano encontra para finalmente conseguir voltar no tempo e reviver um período que julgamos não ter aproveitado da maneira como fantasiáramos, ou, viver uma época que jamais estivemos presentes. 

E analisando o lado de quem dita a moda, dos estilistas? Eles na verdade ditam essa moda ou obedecem os anseios da população? As duas hipóteses podem estar corretas, uma, que como a moda exige uma atualização constante, pode faltar inspirações originais para suas criações, e coleções passadas vêm de forma diluída em suas apostas. E a outra, que poderá ser tema de um novo post de como isso acontece, é a ideia de captar qual a tendência mundial, ou de pequenos grupos, que tem potencial para explodirem como um gosto comum da população.

Agora, fica uma pergunta no ar: Por que escolhemos uma década e não outra? Se a moda é captada por pesquisas de tendência, o que faz a população preferir os anos 80 aos anos 20, por exemplo? Vamos refletir sobre isso.

Por enquanto, podemos chegar à conclusão de que a humanidade encontra artifícios para alcançar o até então impossível, materializando sonhos em peças do vestuário. Tá aí! a moda revelando um papel importante, com seu efeito calmante nos desejos de uma sociedade ávida de soluções milagrosas.


Acima, dois trajes típicos da Belle Époque (que compreende o final do século XIX até 1914 na Europa, ou 1922 no Brasil). Quem nunca sonhou poder se vestir tão elegantemente quanto neste período?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook